Piauí avança em tecnologia: acordo na China inicia estudos para fábrica de equipamentos de fibra óptica no estado
Rafael Fonteles firmou na China um acordo que inicia os estudos para instalar no Piauí uma fábrica de equipamentos de fibra óptica, além de avançar tratativas sobre inovação e novos investimentos em energia renovável no estado.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou na quarta-feira, 10 de setembro de 2025, em Shenzhen (China), um memorando de entendimentos que dá início aos estudos para a implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica no território piauiense.
O acordo foi firmado entre a Investe Piauí, a fabricante chinesa C-Data (soluções em redes de acesso) e a Ora Telecom, um dos maiores provedores de internet do estado. A iniciativa é considerada estratégica para fortalecer a infraestrutura tecnológica, além de abrir perspectivas de geração de emprego e renda para os piauienses.
Agenda inclui inovação e energia renovável
Ainda em Shenzhen, o governador se reuniu com o especialista brasileiro Nelson Kameda para discutir cooperação internacional voltada ao apoio a startups do Piauí, transferência de conhecimento e integração do ecossistema local a cadeias globais de inovação.
Na sequência, Fonteles visitou a sede da China General Nuclear Power Group (CGN), onde foram tratados projetos em andamento no Piauí — como o Parque Solar Nova Olinda (Ribeira do Piauí) e o Parque Eólico Lagoa do Barro — e a perspectiva de novos investimentos em armazenamento de energia e tecnologia termossolar (CSP), além de temas de conexão e licenciamento.
Próximos compromissos da missão internacional
Segundo a programação divulgada, a missão seguiria em 11/09/2025, em Shanghai, com agendas no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB/Brics) e reuniões com as empresas TBEA e Envision. O encerramento estava previsto para 12/09/2025, com compromissos na Alemanha, incluindo reunião no Ministério Federal da Economia e Ação Climática e visita à Embaixada Brasileira.
Fonte: Governo do Piauí (Secom)


